No passado dia 11 de Março, realizou-se um Encontro com a Dr.ª Aurora Rodrigues, na Biblioteca da Escola EB 2.3 dos Olivais, dinamizado pela professora Zélia Fernandes.
Foi um momento de História ao vivo, abordando um conteúdo do programa de História do 9º ano: a PIDE.
Esta polícia política perseguia todos os que manifestassem qualquer sinal de discordância em relação ao regime salazarista/marcelista. Muitos opositores foram enviados, a maior parte sem julgamento, para prisões especiais, nomeadamente Caxias, Peniche, Tarrafal. A Dr.ª Aurora Rodrigues foi presa a 3 de Maio de 1973, nas traseiras da Faculdade de Letras, e levada para Caxias onde foi mantida em regime de isolamento. Foi submetida a um longo período de tortura do sono, foi sujeita a espancamentos violentos, à simulação de asfixia por afogamento, sujeita a vexames e ameaças que faziam parte das técnicas levadas a cabo pela PIDE para obrigar os presos a prestarem as declarações que pretendiam. Aurora Rodrigues nunca cedeu, nunca denunciou alguém. Resistiu, encheu-se de força, construiu pequenos truques para se manter firme, cantou para que as lágrimas não aparecessem.
A concentração dos alunos presentes neste exemplo de História contada na primeira pessoa, de uma forma tão cativante e serena, revela que este momento foi marcante. Manifestaram o seu interesse colocando as questões que deram corpo ao Encontro.
Foi um ponto alto na vida do nosso Agrupamento, um exemplo de que devemos lutar sempre pelos nossos ideais ainda que eles nos pareçam inatingíveis.
Zélia Fernandes