25 de fevereiro de 2019

A propósito de Anne Frank


    Nas últimas aulas de Português, a propósito da leitura de uma página do livro O Diário De Anne Frank, obra recomendada para Educação Literária do 8.º ano, vimos o filme Minha querida Anne Frank.
     Este filme conta-nos a história de Anne Frank, uma jovem judia de 13 anos, que levava uma vida feliz e descontraída e que tinha uma amiga da mesma idade chamada Hannali. Quando começou a perseguição dos judeus pelos Nazis, a família de Anne e alguns amigos esconderam-se num anexo do escritório do seu pai em Amesterdão, durante dois anos.
    Após serem descobertos, foram levados para o campo de concentração de Auschwitz, onde viveram horrores. Mais tarde, Anne e a sua irmã foram transferidas para o campo de concentração de Bergen-Belsen, onde acabaram por morrer, não antes de encontrarem Hannali.
     Na nossa opinião, foi importante termos visto este filme, pois ficámos a saber mais sobre o que aconteceu neste momento da história da humanidade. Ficámos chocados com tudo o que aconteceu, com o sofrimento das pessoas e com as atrocidades praticadas a tanta gente, inclusive das crianças. 
     Este filme, assim como o livro O Diário de Anne Frank, alerta-nos para o facto de que o ódio e a intolerância podem levar a situações como o Holocausto, esquecendo-se os direitos humanos e a dignidade humana.
    
8.º B
fevereiro 2019

4 de fevereiro de 2019

Vamos ao teatro com... Gil Vicente

    No mês de janeiro, as turmas do 9.º ano iniciaram o estudo da obra dramática Auto da Barca do Inferno do mestre Gil Vicente. 
    Primeiro, começaram por ir à biblioteca com as respetivas professoras de Português para realizarem uma atividade de motivação ao estudo desta obra, promovida pela Biblioteca Escolar. 
   Mais tarde, foram numa visita de estudo ao teatro para assistirem à dramatização do texto levada a cabo pela Companhia de Teatro Arte d'Encantar.