29 de janeiro de 2008

Um Rio, uma Civilização – Uma Viagem do 9º B

Sabias que o 9ºB fez uma “viagem” ao Egipto com a professora de Área de Projecto? Sim … é verdade! Eles foram longe!
Visitaram as Pirâmides, símbolos portentosos das misteriosas terras do Egipto, descobriram os túmulos poeirentos, os túmulos ornamentados, os tesouros dourados e as estranhas e misteriosas múmias.
Descobertas excitantes quase todos os dias!
Tiraram notas acerca de alguns dos Deuses egípcios, especialmente Ísis, Osíris, Hórus e Set.
Aprenderam que as temperaturas no Egipto são escaldantes e é sempre bom levar um chapéu ou palhinha; que um modo elegante, ainda que desconfortável, de visitar monumentos no Egipto é de camelo e quando um viajante decide passear de camelo, muitas vezes acaba por ser este “a decidir” que tipo de passeio irá ser!
É espantoso pensar que os Antigos Egípcios conseguiam construir monumentos tão impressionantes usando apenas ferramentas rudimentares feitas de cobre e pedra.
Passaram pelas diferentes capitais do Antigo Egipto para terminarem no Cairo, a actual capital, numa visita, embora breve, mas imprescindível, ao Museu do Cairo e aos seus tesouros. Arrastaram-se rio acima, conhecendo todas as maravilhas do Nilo.
Enquanto o rio corre para Norte, o vento predominante sopra em direcção ao Sul, ou seja, enquanto houver vento suficiente não é necessário esforço humano para navegar no rio. Para Norte, desde Assuão, seguiram à deriva com a corrente... e é reconfortante pensar que existem coisas que nunca mudam – mesmo passadas há centenas de anos!
Foi mesmo assim que os Antigos Egípcios se moveram no rio, ora com o vento, ora com a corrente. Compreenderam o segredo para a decifração dos hieróglifos, e escreveram os nomes de todos os participantes nesta “viagem” com esses símbolos pictóricos do Antigo Egipto.
Visitaram o Vale dos Reis e o Vale das Rainhas. O Túmulo encrustado na rocha perto do Vale dos Reis, da Rainha Hotchepsut.
Não se esquecem mais do que aprenderam sobre o “King Tut”, a magnífica máscara da múmia do faraó, feita com 10 kilos de ouro maciço; os objectos encontrados no túmulo, e demais maravilhas! Sentiram-se verdadeiros arqueólogos.
Aproximaram-se de Luxor, situada em Tebas, antiga capital egípcia e seguiram até Karnak pela famosa avenida das Esfinges.
Não esqueceram Abu Simbel e o templo de Ramsés II, bem como um outro mais pequeno, ali perto, dedicado à sua mulher Nefertari.
Mal podiam acreditar que a “viagem” estava a chegar ao fim!
Que grande excitação!
Uma coisa é certa: todos prometeram voltar ao Egipto um dia mais tarde, alguns com filhos, outros com amigos e empreender uma inspecção pormenorizada a todas as fantásticas descobertas desta “viagem” feita nos bancos da escola com uma professora!
Post-Scriptum:
Para saberes mais coisas, visita a exposição que brevemente vai ser inaugurada na tua/nossa escola!
Vem conhecer o Egipto e os seus segredos!

1 comentário:

Anónimo disse...

O Egipto tem muito a oferecer e acho que, com a nossa "viagem", mostramos a todos que com esforço e dedicação tudo se pode aprender.
Queremos agradecer à professora Rosa Costa que iniciou esta viagem connosco, uma “viagem” que nunca iremos esquecer. E quem sabe um dia possamos, realmente, concretizá-la!