6 de maio de 2011

A caminho da Polónia

Amanhã, Sábado, dia 7 de Maio, partimos para a Polónia: 3 professoras e 4 alunos do 9º ano da EB 2,3 dos Olivais. Vamos conhecer novos amigos e trocar várias experiências. Na mala levamos um poster sobre o dia da Europa e um vídeo sobre tradições de Portugal. A Europa estará no centro das nossas conversas até porque dia 9 de Maio comemora-se o "Dia da Europa". Assim que conseguirmos, mandaremos notícias...

Para os que ficam por Lisboa, não deixem de visitar o site:
Deste site destacamos as seguintes informações:
No próximo 9 de Maio, no Rossio, haverá animações de rua, concertos, debates e stands de informação para celebrar o dia da Europa e a iniciativa europeia Juventude em movimento, cuja embaixadora é a fadista Carminho, que estará presente na abertura.
A Representação da Comissão Europeia em Portugal, em parceria com o Gabinete em Portugal do Parlamento Europeu, a Presidência do Conselho da União Europeia (Hungria) e o Ministério dos Negócios Estrangeiros da República Portuguesa organizam anualmente um conjunto de actividades para celebrar o Dia da Europa, 9 de Maio.
Na histórica data de 9 de Maio de 1950, Robert Schuman apresentou uma proposta de aprofundamento das relações entre países europeus, criando-se uma comunidade organizada de nações numa Europa que tinha as memórias da guerra ainda frescas. Esta proposta, conhecida como "Declaração Schuman", foi um instrumento fundamental na solidificação da paz na Europa e justamente é considerada o começo da criação do que é hoje a União Europeia.
O dia 9 de Maio tornou-se um símbolo dos ideais mais nobres da Europa e do projecto europeu e a sua celebração constitui uma oportunidade para desenvolver actividades e festejos que aproximam a Europa dos cidadãos e os povos da União entre si.
Este ano, uma parte importante desta celebração será centrada em temas caros aos jovens, e em especial na campanha "Juventude em Movimento", promovida pela Comissão Europeia como meio de os jovens realizarem sonhos, partilharem experiências, viajarem, alargarem conhecimentos, partilharem e desenvolverem talentos, reforçarem competências e alcançarem objectivos. Numa frase: Fazerem a diferença.
Esta iniciativa visa informar os cidadãos sobre os seus direitos laborais, a inclusão, a igualdade de oportunidades e a mobilidade profissional.

Sem comentários: