2 de junho de 2008

Combate ao insucesso e ao abandono escolar

Combate ao insucesso e ao abandono escolar é prioridade do governo. A diminuição do insucesso e do abandono escolar é um dos objectivos de Maria de Lurdes Rodrigues, a Ministra da Educação. A taxa de abandono escolar situa-se nos 36.3%; tendo em conta que em 2006 essa taxa era de cerca 40%, a Ministra da Educação está confiante na sua redução até aos 30% em 2010.
Uma das causas do abandono escolar é a falta de alternativas escolares para os alunos com falta de vontade de estudar. Para combater essa causa, o Ministério da Educação aumentou o número de Cursos Profissionais, Cursos de Educação e Formação, Cursos do Ensino Artístico-Especializado e Cursos de Especialização Tecnológica. Estes cursos são profissionalmente qualificantes e estão orientados numa dupla perspectiva: a inserção no mundo do trabalho e o prosseguimento de estudos pós-secundários para cursos de especialização tecnológica e para o ensino superior. Há ainda a intenção de duplicar o número de alunos do Ensino Secundário. Para isso vão ser alteradas as regras de acesso às bolsas de estudo, para que os alunos que pertençam a agregados familiares com baixos rendimentos sejam incluídos nestas bolsas e possam estudar.
Mas, ainda assim, continua a haver abandono escolar. Os professores pensam que este problema começa na educação em casa e na falta de valores adquiridos pelo aluno no seio da sua família.
A nossa opinião sobre esta medida do governo é que achamos bem, mas não é 100% eficaz, pois há muitos alunos que chumbam várias vezes até chegarem ao 9ºano (alguns nem lá chegam) e que desistem da escola, outros, pressionados pela família deixam de estudar para trabalhar, sem qualificações nenhumas.
Uma medida que poderia ser adicionada era o ensino obrigatório até ao final do 12ºano sem limite de idade.
O que é que vocês, alunos e professores pensam deste tema?Pensam que o ensino em Portugal não tem qualidade?Pensam que existem condições para combater o insucesso e o abandono escolar?
O que fazer para reduzir o abandono escolar?
Por favor, comentem a nossa notícia e ajudem-nos a encontrar uma solução a bem de um Portugal melhor, com profissionais mais qualificados e com mais e melhor emprego.
(texto escrito com a ajuda das informações obtidas em: http://ww1.rtp.pt/noticias/index.php?article=296915&visual=26)
Ângela e Gonçalo - 9º A

Sem comentários: