2 de junho de 2008

Drogas: o exterminador da juventude!

A droga tornou-se uma das maiores desgraças da humanidade, especialmente para os jovens.
Existem duas interrogações que normalmente as pessoas colocam: primeiro) por que se usa tanto a droga? Segundo) como podemos vencer este problema?
Sabemos que o vício, seja ele qual for, na maioria dos casos é uma “fuga” que a pessoa utiliza para se livrar de uma situação difícil ou contra uma carência afectiva que o leva à tristeza e até mesmo à depressão. Assim acontece não só com a droga, mas também com o álcool e com a delinquência sexual. A maioria dos jovens que estão afectados pelas drogas, muitas vezes é proveniente de uma família destruída, embora haja excepções.
Muitos desses jovens não tiveram o amor do pai nem o amor da mãe, muitos são filhos de mães e pais solteiros ou separados, e muitos não conheceram sequer o próprio pai ou mãe.
Todas as pessoas sabem que as drogas fazem mal à saúde do ser humano. Em muitos casos o abuso excessivo de drogas causa falta de apetite, desânimo, tonturas, falta de ar, etc. As pessoas viciadas sentem falta de consumir droga e só se sentem satisfeitas depois de a consumirem.
Há vários graus na toxicodependência: uns mais graves que outros, mas, todos precisam de atenção. Na maior parte dos casos começa na adolescência, independentemente da classe social das famílias. Por vezes os pais dos toxicodependentes das classes sociais mais altas são os próprios a dar-lhes dinheiro para que as outras pessoas não saibam que o seu filho/a consomem droga, enquanto que os que não têm tantas posses começam por pedir cada vez mais dinheiro aos seus pais e quando estes não lho dão começam por praticar crimes (pequenos furtos) e muitas vezes esses crimes levam-nos mesmo à prisão.
Para vencermos este problema, devem as famílias pedir ajuda a pessoas especializadas no assunto (médicos). A pessoa em causa, deve ter força de vontade e a ajuda de familiares para poder ultrapassar este problema. Caso a situação já esteja num grau muito avançado devem dirigir-se a centros de recuperação de toxicodependência, ainda que tal não seja fácil!
Há casos em que as pessoas se encontram sozinhas e sem o apoio familiar. Muitos toxicodependentes não querem ajuda e preferem enclausurar-se e muitas vezes é essa a causa que os leva a situações de grande degradação física e psicológica e muitas vezes à morte!
por: Ana Marisa e Helena - 9º D

Sem comentários: