1 de março de 2010

O 7ºA - Teatro

Teatro é uma forma de arte em que um actor ou conjunto de actores interpretam uma história ou actividades para o público num determinado lugar e tempo. Com o auxílio de dramaturgos, comediantes ou de situações improvisadas, de directores e técnicos, o espectáculo tem como objectivo apresentar uma situação e despertar sentimentos no público. Teatro é também o local onde decorrem jogos, espectáculos dramáticos, reuniões e apresentações.
Os alunos do 7ºA vão amanhã ao teatro. Vão ao TIL - Teatro Infantil de Lisboa que é uma companhia de teatro profissional vocacionada para o teatro para infância e juventude. A formação de novos públicos foi, e continua a ser, um dos pilares estruturantes desta companhia. Vão assistir a uma peça “O Corcunda de Notre Dame”, que conta a história do disforme sineiro de Notre Dame, que se liberta do seu perverso “dono” e ganha a incondicional aceitação do povo de Paris. Quasimodo, que nasceu com uma deformação física, é forçado a viver escondido na torre sineira da Catedral de Notre Dame, mas o corcunda, julgado apenas pela sua fealdade, afinal é sensível e generoso, luta para salvar Esmeralda, a bela cigana, de uma execução injusta e revela-se um ser excepcional.
No final, o Francisco tem questões a colocar a quem trabalha no teatro: O que fazem para representar quando estão tristes ou zangados? Lidam bem com as bocas? Qual foi o espectáculo mais espectacular que fez?
A Ana perguntará: Quem / quantas pessoas trabalham neste teatro? O Que fazem, concretamente, neste teatro? Gosta do que faz? Quais os maiores problemas da profissão? Quais as maiores alegrias? Como se preparou para entrar na profissão? Quais os conselhos que da para um jovem querer seguir essa profissão?

Sem comentários: